quarta-feira, 10 de agosto de 2011

As doenças mais frequentes em cachorros

A cinomose é causada por um vírus, a menor das células vivas conhecidas, menor do que uma bactéria. Há cura para alguns tipos de cinomose e todos os tipos de cinomose provocam aumento da temperatura do animal. Os olhos apresentam uma secreção mucosa e o nariz escorre profusamente. Algumas vezes há ocorrência de diarréia prolongada com sangue. A forma mais simples e de cura mais fácil é a cinomose de pele. Ela se manifesta através da abundância de pústulas no corpo do cão.

A cinomose nervosa dá origem a espasmo e convulsões. Seguido de paralisia e morte. Mesmo que sobreviva, esses cães ficarão com paralisias parciais que enfraquecem a musculatura.

A cinomose respiratória e intestinal são outras formas dessa doença. Atinge as vias nasais, bem como os pulmões e os brônquios. A cinomose intestinal afeta o aparelho digestivo, mas a pior de todas é a cinomose nervosa, que pode ser fatal.

Parvovirose
É uma doença bastante contagiosa, cujos principais sintomas são a anorexia (perda de apetite), vômitos,febre e diarréia com sangue, levando a desidratação. Quando o animal é atingido por essa doença, o estado de choque aparece rapidamente e a morte sobrevém entre 48 horas e 72 horas após o inícios dos sintomas, isto é, se não houver um diagnóstico rápido. Aos primeiros sinais da doença, os animais devem ser medicados adequadamente.

Raiva
A Raiva é uma virose que ataca o sistema nervoso e é transmitida pela saliva. A Raiva apresenta três fases distintas: Fase Prodômica ou Silenciosa que dura entre 2 a 3 dias e é caracterizada por febre , alterações no comportamento do cão, diminuição dos reflexos corneais e palpebrais e movimentos mastigatórios. Fase Furiosa que dura de 2 a 4 dias e é caracterizada pela alteração do sistema nervoso central , aparecendo, latidos furiosos, agressividade, irritabilidade e ataques a objetos e convulsão. Fase Paralítica que dura de 2 a 4 dias e consiste na paralisia da faringe, laringe, dificultando a mastigação seguido por depressão, coma e morte por paralisia respiratória. No caso de você ou alguma pessoa conhecida sua for mordida por um animal, seja ele conhecido ou não, deve lavar o local da mordida com bastante água e sabão e se dirigir à um posto de saúde para que sejam tomadas as medidas profiláticas corretas. A prevenção dessa virose nos animais é através da vacinação da população de cães e gatos anualmente, a prefeitura ou entidades de saúde responsáveis promovem anualmente vacinações gratuitas.

Coronavirose
É um virus que provoca no cão uma inflamação da região gastrointestinal. O vírus tem uma incubação de 24 a 96 horas e é muito contagioso, sobretudo nos canis.
sintomas
Fezes moles, de cor amarelo-alaranjado, com mucosidade e, às vezes, sangue. A mortalidade é variável, depende muito da idade do cachorro, os cães adultos são mais resistentes que os filhotes. Uma boa norma que pode evitar os vírus é a higiene, limpeza nos boxes com água quente e usar desinfetantes a base de cloramina ou formalina.

Leptospirose
É uma doença que se deve a diversos sorotipos de espiroquetas (bactérias), o cão contagia-se quando as leptospiras podem penetrar através da mucosa conjuntiva, nasal, oral, na zona gastrointestinal e, inclusive, através da pele, quando houver feridas. O rato é o transmissor mais conhecido, a ingestão, ou inalação de urina de outros cães infetado também é responsável

As leptospiras são sensíveis à ação dos raios do sol, ao calor e aos desinfetantes, mas vivem bem fora do organismo do hospedeiro, em ambiente úmido (água, esgotos, etc).

Leptospira Canícula.
Afeta normalmente exemplares jovens que vivem na cidade. No sangue produz-se a multiplicação e difusão das leptospiras. Os rins são gravemente atacados e inclusive exemplares curados padecem de nefrite intersticial crônica.

Leptospira icterohaemorrhagie
A contaminação no cão acontece, principalmente, através da urina do rato do esgoto, ocorre no cão temperatura alta, vômito, sede, diarréia com sangue. A morte pode acontecer depois de poucas horas do começo da doença ou em poucos dias.

Parainfluenza
É uma virose transmitida através das descargas orais e nasais de animais afetados causando febre, rinite, tosse, conjuntivite e apatia de leve a moderada. O maior risco nesta virose é o aparecimento de infecções oportunistas secundárias à infecção viral. A prevenção é feita através de vacinas

Traqueobronquite Infecciosa
É causada pela ação conjunta de mais de um agente infeccioso, o vírus da Parainfluenza , o Adenovírus e uma bactéria chamada Bordetella bronchiseptica . Ataca inicialmente o trato respiratório dos cães afetados causando uma irritação que produz tosse e uma leve descarga nasal e ocular. Em casos mais agudos há um agravamento do caso clínico com presença de broncopneumonia, anorexia, depressão e febre, complicações causadas por infecção bacteriana secundária e eventualmente a morte. A vacina ainda é o melhor meio de combater e prevenir a doença.

As doenças mais comuns em cachorros são a parvovirose, cinomose , raiva, e tem aquelas mais comuns: sarna, pneumonia, tosse dos canis, etc... Mas é bom lembrar que existem vacinas para prevenir as doenças como: parvovirose, cinomose, raiva. A vacina V10 previne contra essas doenças e outras mais, e a vacina contra a raiva. Todos os anos devemos vacinar nossos animais para prevenir doenças. É mais barato vacinar do que tratar as doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário